Deus é todo-poderoso - então não precisas de o ser

Todo Poderoso Deus-Marquinhos Gomes - YouTube

 

     “… em nós não há força, perante esta grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que faremos; porém, os nossos olhos estão postos em Ti” 2 Crónicas 20:12

     As orações de progresso são diferentes das outras orações.

     É provável que ores com frequência e peças a Deus a Sua ajuda, força ou sabedoria. Quando dizes: “Ó Deus, preciso da Tua ajuda”, significa que ainda achas que podes conseguir o objetivo com a ajuda de Deus. E não há nada de errado com essas orações!

     Mas numa oração de progresso, dizes: “Ó Deus, não consigo fazer isto. Está além da minha capacidade. Eu preciso que O faças.” É a oração que fazes quando te sentes impotente.

     Esta oração é, na verdade, o primeiro passo para celebrares a vitória: “Sei que não sou Deus; Admito que sou impotente para controlar a minha tendência de fazer as coisas erradas e confesso que a minha vida é incontrolável.” E, depois que de te concentrares em Deus, vem a segunda etapa de uma oração de progresso.

     Depois que o rei Josafá voltou o seu foco para Deus, disse: “… em nós não há força, perante esta grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que faremos; porém, os nossos olhos estão postos em Ti” (2 Crónicas 20:12).

     Tu deves fazer a mesma coisa quando estiveres a orar por progresso na tua vida. Primeiro, diz a Deus exatamente como te sentes. Sentes-te impotente, como se estivesses constantemente a lutar contra algo, sem qualquer mudança? Fala com Deus sobre isso! Diz-Lhe que te parece impossível e admite a tua fraqueza.

     Não precisas de ser poderoso ou de saber tudo, se estiveres ligado a Deus - porque Ele é omnipotente e omnisciente. Não precisas de estar em todos os lugares se estiveres ligado a Deus - porque Ele está em todo o lugar.

     O que deves fazer quando estiveres numa situação que não podes controlar, alterar ou gerir? Deves esperar e confiar em todas as coisas que sabes que são verdadeiras sobre Deus.

     Às vezes, fé significa não fazer nada. Apenas ficas parado, esperando e confiando. Se tentares fazer algo a esse respeito, isso coloca o controlo sobre ti.

     Eis a aparência da fé em 2 Crónicas: “E todo o Judá estava em pé, perante o Senhor, como também as suas crianças, as suas mulheres, e os seus filhos” (2 Crónicas 20:13). Isso não significa que eles tenham ficado de pé durante cinco minutos. Eles podem ter ficado diante do Senhor durante horas. Ao estar de pé, eles estavam simplesmente a dizer a Deus que o que estavam a enfrentar era grande demais para eles. Eles estavam no fim da corda, mas continuavam a segurar-se a ela, porque confiavam que Deus providenciaria.

     Quando precisares de progresso, segue o exemplo deles. Espera, observa e confia.

 

REFLEXÃO

• Porque tendes a tentar manter o poder, mesmo quando sabes que não podes mudar coisa alguma?

• O que se tornou incontrolável na tua vida?

• O que torna difícil para ti esperar que Deus faça o trabalho que tu mesmo não podes fazer?

 

- R.W.

 

 

 

Sermões e Estudos

David Gomes 21JUNI26
Esperar

Tema abordado por David Gomes em 21 de junho de 2026

Carlos Oliveira 19JUNI26
Discurso contraditório

Tema abordado por Carlos Oliveira em 19 de junho de 2026

Márcio Botas 14JUNI26
Descanso

Tema abordado por Márcio Botas em 14 de junho de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:6

Estudo realizado em 17 de junho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário