A tua fé requer imaginação

Fé e imaginação; asas que Deus nos... Ivanilde Nogueira - Pensador 

 

     “Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas” 2 Coríntios 4:18

      Quando não consegues ver algo fisicamente, tens que imaginar isso na tua mente. É por isso que a imaginação é essencial para viveres pela fé.

     Hebreus 11:1 diz: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.”

     Fé é quando esperamos por algo e sabemos que isso vai acontecer. Para teres esperança em algo, precisas de imaginá-lo na tua mente. Para depositares fé em algo, precisas de ser capaz de o imaginar.

     Hebreus 11 é chamado o Hall da Fama de Deus. Ao leres os nomes, percebes que cada um deles se tornou herói da fé porque usaram a imaginação.

     Por exemplo, Deus disse a Abraão: “Tu tens 90 anos e não tens filhos. Mas vou mudar o teu nome de Abrão para Abraão, que significa ‘pai de uma grande nação’”.

     Ele disse a Abraão para sair à noite e contar as estrelas: Esse seria o número de netos e bisnetos que Abraão teria na sua árvore genealógica – a nação de Israel! O que Deus estava a fazer quando disse a Abraão para contar estrelas? Ele estava a ativar a sua imaginação. É como se Ele estivesse a dizer: “Quero que visualizes o que vou fazer na tua vida”.

     A Bíblia diz em 2 Coríntios 4:18: “Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas”

     Tu não podes ver o Pai, o Filho e o Espírito Santo, mas eles durarão por toda a eternidade. Tu não podes ver a tua própria alma, mas ela durará por toda a eternidade.

     A Bíblia diz que precisas de te concentrar nas coisas que durarão – as coisas que realmente não consegues ver com os olhos. Então, como te concentras em coisas que não podes ver? Usas a tua imaginação.

     A imaginação é mais do que mera criatividade e diversão. É um presente de Deus para ti, porque Ele sabe que precisarás dele para poderes viver pela fé.

 

REFLEXÃO

  • Como a tua imaginação te ajuda a compreender e lembrar as Escrituras?
  • É difícil para ti usar a imaginação quando se trata de fé? Porquê, ou porque não?
  • Descreve algumas das imagens que tens na tua mente de elementos da tua fé, como o Espírito Santo, o céu ou a vontade de Deus. O que molda as imagens que criamos?

- R. W.

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 31OUTT25
Passados 50 anos

Tema abordado por Carlos Oliveira em 31 de outubro de 2025

Carlos Simões 26OUT25
Fidelidade

Tema abordado por Carlos Simões em 26 de outubro de 2025

Carlos Oliveira 24OUT25
Porque não sou religioso

Tema abordado por Carlos Oliveira em 24 de outubro de 2025

Estudo Bíblico
1 Timóteo 2:8

Estudo realizado em 29 de Outubro de 2025

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário