A tua fé requer imaginação
“Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas” 2 Coríntios 4:18
Quando não consegues ver algo fisicamente, tens que imaginar isso na tua mente. É por isso que a imaginação é essencial para viveres pela fé.
Hebreus 11:1 diz: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.”
Fé é quando esperamos por algo e sabemos que isso vai acontecer. Para teres esperança em algo, precisas de imaginá-lo na tua mente. Para depositares fé em algo, precisas de ser capaz de o imaginar.
Hebreus 11 é chamado o Hall da Fama de Deus. Ao leres os nomes, percebes que cada um deles se tornou herói da fé porque usaram a imaginação.
Por exemplo, Deus disse a Abraão: “Tu tens 90 anos e não tens filhos. Mas vou mudar o teu nome de Abrão para Abraão, que significa ‘pai de uma grande nação’”.
Ele disse a Abraão para sair à noite e contar as estrelas: Esse seria o número de netos e bisnetos que Abraão teria na sua árvore genealógica – a nação de Israel! O que Deus estava a fazer quando disse a Abraão para contar estrelas? Ele estava a ativar a sua imaginação. É como se Ele estivesse a dizer: “Quero que visualizes o que vou fazer na tua vida”.
A Bíblia diz em 2 Coríntios 4:18: “Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas”
Tu não podes ver o Pai, o Filho e o Espírito Santo, mas eles durarão por toda a eternidade. Tu não podes ver a tua própria alma, mas ela durará por toda a eternidade.
A Bíblia diz que precisas de te concentrar nas coisas que durarão – as coisas que realmente não consegues ver com os olhos. Então, como te concentras em coisas que não podes ver? Usas a tua imaginação.
A imaginação é mais do que mera criatividade e diversão. É um presente de Deus para ti, porque Ele sabe que precisarás dele para poderes viver pela fé.
REFLEXÃO
- Como a tua imaginação te ajuda a compreender e lembrar as Escrituras?
- É difícil para ti usar a imaginação quando se trata de fé? Porquê, ou porque não?
- Descreve algumas das imagens que tens na tua mente de elementos da tua fé, como o Espírito Santo, o céu ou a vontade de Deus. O que molda as imagens que criamos?
- R. W.



