Significados da mão erguida
“E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia: mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia” (Êxodo 17:11).
Israel estava em conflito com as forças de Amalek. Moisés estava no topo da colina, com vista para o campo de batalha. A posição da mão de Moisés, significava a diferença entre a vitória e a derrota. A mão erguida fazia recuar Amalek. A mão baixa fazia recuar Israel.
Enquanto Moisés mantinha a mão erguida, retratava o Senhor Jesus como nosso Intercessor, "erguendo as mãos por nós em simpatia e amor." É pela Sua intercessão que somos salvos até ao fim. Mas a partir dali, o tipo desfaz-se, porque a mão do nosso Intercessor nunca baixa. Nenhuma fadiga O faz precisar de ajuda externa. Ele vive sempre para interceder por nós.
Há uma segunda forma de podermos aplicar este incidente, a saber, a nós mesmos como guerreiros de oração. A mão erguida retrata a nossa intercessão fiel pelos crentes que estão envolvidos em conflito espiritual nos campos missionários espalhados pelo mundo. Quando negligenciamos o ministério da oração, o inimigo prevalece.
Um missionário e o seu grupo de caça passaram a noite numa área infestada de bandidos. Eles entregaram-se ao cuidado do Senhor, e depois separaram-se. Meses mais tarde, quando um chefe dos bandidos foi levado a um hospital da missão, ele reconheceu o missionário. "Nós tencionávamos roubá-lo naquela noite em pleno campo aberto", disse ele, mas ficámos com medo dos seus 27 soldados".
Mais tarde, quando o missionário relatou isto numa carta de notícias enviada à sua igreja, um dos membros disse, "Nós tivemos uma reunião de oração, naquela mesma noite e estávamos presentes 27."
Quando o nosso Deus nos vê com o coração,
A suplicar denodadamente em oração,
Então a sorte da batalha sofre alteração,
Então a chama da conquista incandesce,
Então o estandarte da verdade prevalece,
Os inimigos retrocedem e Satanás estremece!
Então o hesitante e tímido gemido da prece
Transforma-se em retumbante alegria!
Leva-nos Senhor, oh leva-nos aí todo o dia,
Onde aprendemos a oração que prevalece.
Depois podemos ver uma outra perspectiva deste incidente. O Senhor jurou que haveria guerra contra Amaleque de geração em geração. Amaleque é uma figura da carne. O cristão deve travar uma guerra incessante contra a carne. A oração é uma das suas principais armas. A fidelidade da sua vida de oração muitas vezes significa a diferença entre a vitória e a derrota.