Significados da mão erguida

william_macdonald.jpg     “E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia: mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia” (Êxodo 17:11).

     Israel estava em conflito com as forças de Amalek. Moisés estava no topo da colina, com vista para o campo de batalha. A posição da mão de Moisés, significava a diferença entre a vitória e a derrota. A mão erguida fazia recuar Amalek. A mão baixa fazia recuar Israel.

     Enquanto Moisés mantinha a mão erguida, retratava o Senhor Jesus como nosso Intercessor, "erguendo as mãos por nós em simpatia e amor." É pela Sua intercessão que somos salvos até ao fim. Mas a partir dali, o tipo desfaz-se, porque a mão do nosso Intercessor nunca baixa. Nenhuma fadiga O faz precisar de ajuda externa. Ele vive sempre para interceder por nós.

     Há uma segunda forma de podermos aplicar este incidente, a saber, a nós mesmos como guerreiros de oração. A mão erguida retrata a nossa intercessão fiel pelos crentes que estão envolvidos em conflito espiritual nos campos missionários espalhados pelo mundo. Quando negligenciamos o ministério da oração, o inimigo prevalece.

     Um missionário e o seu grupo de caça passaram a noite numa área infestada de bandidos. Eles entregaram-se ao cuidado do Senhor, e depois separaram-se. Meses mais tarde, quando um chefe dos bandidos foi levado a um hospital da missão, ele reconheceu o missionário. "Nós tencionávamos roubá-lo naquela noite em pleno campo aberto", disse ele, mas ficámos com medo dos seus 27 soldados".

     Mais tarde, quando o missionário relatou isto numa carta de notícias enviada à sua igreja, um dos membros disse, "Nós tivemos uma reunião de oração, naquela mesma noite e estávamos presentes 27."

     Quando o nosso Deus nos vê com o coração,
     A suplicar denodadamente em oração,
     Então a sorte da batalha sofre alteração,
     Então a chama da conquista incandesce,
     Então o estandarte da verdade prevalece,
     Os inimigos retrocedem e Satanás estremece!
     Então o hesitante e tímido gemido da prece
     Transforma-se em retumbante alegria!
     Leva-nos Senhor, oh leva-nos aí todo o dia,
     Onde aprendemos a oração que prevalece.

     Depois podemos ver uma outra perspectiva deste incidente. O Senhor jurou que haveria guerra contra Amaleque de geração em geração. Amaleque é uma figura da carne. O cristão deve travar uma guerra incessante contra a carne. A oração é uma das suas principais armas. A fidelidade da sua vida de oração muitas vezes significa a diferença entre a vitória e a derrota.

William MacDonald
One Day at a Time

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 03OUT25
Deus arrepende-Se?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de outubro de 2025

José Carvalho 28SET25
Porque estás aqui?

Tema abordado por José Carvalho em 28 de setembro de 2025

Carlos Oliveira 26SET25
Arrependimento: penitência?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de setembro de 2025

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia - 1 Joâo

Estudo realizado por David Gomes em 01 de Outubro de 2025

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário