Resolvendo a Segurança Eterna dispensacionalmente

As Chaves Hermenêuticas: Aliancismo e Dispensacionalismo –  Dispensacionalismo Hoje 

 

     Ambos os lados do debate sobre a “segurança eterna” reivindicam apoio bíblico para a sua posição.

      Em alguns textos, as Escrituras ensinam a salvação dependente de obra futura ou perseverança. Esta é a posição “podes perder a tua salvação”.

     Em outros textos, as Escrituras ensinam a salvação completa e garantida na obra já realizada. Esta é a posição “uma vez salvo, salvo para sempre”.

     Ambas as posições afirmam que a Bíblia ensina a mesma coisa do começo ao fim e que as passagens que se contradizem são distorcidas pelo outro lado.

     Este tipo de conflito sobre aparentes contradições bíblicas é onde o estudo dispensacional da Bíblia pode realmente brilhar.

     As passagens de apoio para ambos os lados podem permanecer tal como foram escritas, apoiando a reivindicação de segurança condicional em algumas delas e segurança eterna em outras delas.

     A disparidade resolve-se pelo reconhecimento de que a Bíblia não ensina sempre a mesma coisa. Houve mudanças na forma como Deus Se relaciona com a humanidade.

     Qualquer pessoa num relacionamento de aliança com Deus pode perder a sua posição nessa aliança até ao momento em que essa aliança se cumpra. A salvação prometida depende de Cristo cumprir a Sua aliança no seu futuro retorno como Rei da nação.

     Este é o relacionamento que Deus estabeleceu com Israel e o seu reino terreno. A salvação é assegurada pelos seus concertos, que ainda são condicionais. As partes das Escrituras que ensinam segurança condicional são encontradas esmagadoramente em descrições sobre o reino de Israel.

     Qualquer pessoa em Cristo, de acordo com a comunhão do mistério na dispensação da graça de Deus, não pode perder a sua posição em Cristo. A sua salvação está completa e é assegurada pela obra de Cristo já realizada pela cruz e pela sua posição atual no céu como Cabeça do Corpo. A salvação não depende da nossa resistência, nem do Seu retorno.

     Este é o relacionamento que Deus estabeleceu hoje com o Corpo de Cristo e a sua posição nos lugares celestiais. A salvação é garantida ao Corpo de Cristo, que é criado completo em Cristo. As Escrituras mais claras que ensinam a segurança eterna encontram-se esmagadoramente nos escritos paulinos que descrevem a igreja hoje.

     As Escrituras permanecem intactas quando separamos corretamente Israel do Corpo de Cristo.

- Justin Johnson

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 03OUT25
Deus arrepende-Se?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de outubro de 2025

José Carvalho 28SET25
Porque estás aqui?

Tema abordado por José Carvalho em 28 de setembro de 2025

Carlos Oliveira 26SET25
Arrependimento: penitência?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de setembro de 2025

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia - 1 Joâo

Estudo realizado por David Gomes em 01 de Outubro de 2025

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário