A Bíblia fala sobre como ter domínio próprio?

Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: Ouço um podcast que trata especificamente sobre o exercício do domínio próprio, algo sobre o qual a minha geração sabe muito pouco, mas fico feliz por pelo menos tentar exercitar esse “músculo” (embora não saiba onde ele está). A Bíblia fala sobre como ter domínio próprio? – G.J.
Resposta: O domínio próprio faz parte do fruto do Espírito, e vem de uma palavra grega que significa dominar ou controlar os próprios pensamentos e ações. Alguém disse: “Há homens que conseguem comandar exércitos, mas não conseguem comandar-se a si mesmos. Há pessoas que, com as suas palavras inflamadas, conseguem influenciar multidões, mas não conseguem manter o silêncio quando provocadas. O mais alto sinal de nobreza é o domínio próprio. Vale mais do que uma coroa real e um manto de púrpura.”
Uma grande mulher de fé, Susanna Wesley, aconselhou uma vez o seu filho John, quando era estudante em Oxford, a praticar o domínio próprio.
A história passada e os exemplos públicos atuais mostram como os excessos do apetite descontrolado e da indulgência carnal causam estragos nos nossos corações.
O pecado da falta de domínio próprio nasce de duas causas: primeiro, do apetite físico; segundo, do hábito mental. Quando permitimos que as nossas paixões nos governem, o resultado é muito mais indesejável do que se poderia imaginar no momento de prazer momentâneo. A necessidade de domínio próprio em todos os aspectos da vida nunca foi tão grande, ao vermos a violência, o egoísmo, a apatia e a falta de disciplina tão evidentes. Os Cristãos devem ser o exemplo de domínio próprio, pois é um dos atributos do Senhor Jesus Cristo. “Mas o fruto do Espírito é amor … mansidão, temperança (ou seja, domínio próprio)” (Gálatas 5:22–23).
A força do espírito é forjada por uma fé pessoal em Deus, por uma disciplina firme e por hábitos regulares de devoção a Ele em todas as coisas.
- Billy Graham



