Como devo apresentar-me de modo a trazer glória ao Senhor Jesus Cristo?

Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: A minha querida avó não compreende a geração mais jovem e, embora docemente tente mudar a minha aparência, não entende que eu não quero parecer-me com ela — 60 anos mais velha. Ela diz que, se eu amo o Senhor, vou querer apresentar-me de modo a trazer glória ao Senhor Jesus Cristo e ter um orgulho legítimo na minha aparência. Sinceramente, penso que ela se ressente do meu visual desleixado, mas isso está na moda. Qual é o problema? Nós vamos à igreja. Eu quero dar um bom exemplo aos mais novos do que eu. – Y.P.
Resposta: A Bíblia coloca a ênfase na negligência espiritual mais do que na negligência física. É possível que uma pessoa seja irrepreensível no vestuário e na apresentação pessoal e, ainda assim, seja descuidada na moral e na conduta. Por outro lado, alguém com poucos recursos pode não figurar na lista dos “mais bem vestidos”, mas o seu carácter pode ser irrepreensível. A Bíblia diz que o homem olha para a aparência exterior, mas o Senhor olha para o coração (ver 1 Samuel 16:7). Contudo, um Cristão asseado, limpo e bem-cuidado pode ser certamente inspirador.
Os jovens muitas vezes cedem à pressão dos seus pares, mesmo quando, no fundo, não desejam fazer o que lhes é proposto. Muitas vezes seguem a tendência atual no modo de vestir à custa da modéstia. Dizem que não querem conformar-se, mas acabam por se conformar com a moda, com a linguagem descuidada e com outros hábitos que veem naqueles de quem procuram aceitação.
Seria uma má prática manter o interior das nossas casas impecavelmente limpo e, ao mesmo tempo, deixar latas e lixo acumularem-se no quintal. Se Cristo purificou o nosso coração, o mínimo que podemos fazer é manter o nosso corpo limpo, asseado e apresentável, pois os cristãos são templos do Espírito Santo.
- Billy Graham



