O que significa dizer que Deus vê os corações da humanidade que são obscuros e maus?

Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: O que significa dizer que Deus vê os corações da humanidade que são obscuros e maus? - H.M.
Resposta: O coração é a sede das nossas emoções, a sede da nossa ação decisiva e a sede da crença (assim como da dúvida). Simboliza o centro da nossa vida moral, espiritual e intelectual.
A Bíblia fala muito especificamente sobre o coração humano. Este cria imaginações perversas (Provérbios 6:18), é enganoso acima de todas as coisas (Jeremias 17: 9), está longe de Deus (Mateus 15: 8), e é insensato e obscuro (Romanos 1:21). Ora, esta não é uma imagem bonita.
Mas Deus não deixou o coração humano neste estado. Ele concebeu uma forma de Se tornar conhecido. Ele veio para alcançar o coração da doença do homem - O PECADO. Este foi o propósito de Jesus ter vindo à terra, para nos salvar do pecado que nos pode destruir.
Este é o significado da frase: "Convide Jesus para entrar no seu coração". Quando cremos no Senhor e O buscamos e nos afastamos do pecado, Ele entra em todas as facetas da vida e transforma o nosso pensamento, o nosso falar, os nossos atos, os nossos relacionamentos, os nossos desejos, e Ele substitui os nossos medos pela confiança. Ele transforma o nosso ódio em amor. Ele torna novos os nossos corações.
É Deus quem avalia o estado dos nossos corações. Ele é Aquele que sonda os nossos corações (Provérbios 21:2) e esquadrinha os mesmos (Jeremias 17:10). A Bíblia diz-nos que Ele também pesa os nossos corações, e nós ficamos aquém (Romanos 3:23).
Mas o coração de Cristo, cheio de compaixão e amor, sangra na cruz pelos nossos corações pecaminosos. O Seu coração puro, o Seu coração perfeito e o Seu terno coração, abriu um caminho para que tivéssemos corações limpos diante d’Ele. Oh, que nós voltemos os nossos corações para este maravilhoso Salvador, crendo apenas na Sua obra salvadora.
- Billy Graham



